Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26693

Title: A importância da responsabilidade social nos processos de internacionalização das empresas - Estudo de caso na Tecnovia S.A.
Authors: Romanga, Tiago Miguel Coelho
Advisors: Jorge, Fátima
Keywords: Internacionalização
Responsabilidade Social
Sustentabilidade e Ética
Internationalization
Social Responsibility
Sustainability and Ethics
Issue Date: 14-Nov-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A Globalização da economia permitiu às empresas abraçar novos desafios. Um destes desafios consiste na Internacionalização. Deste modo, muitas empresas começaram a procurar nos mercados estrangeiros novas oportunidades de negócio, seja para aumentar as estratégias de produtos-mercados e de integração vertical para outros países, ou até mesmo para ultrapassar as limitações dos mercados domésticos. Com esta expansão geográfica a Responsabilidade Social das empresas também é afetada. Com a globalização da economia, além da possibilidade do aumento de oportunidades de negócios, também aumentou a complexidade organizacional. As empresas ao expandirem-se para novos mercados têm também que responder a novas responsabilidades sociais a uma escala global. A Responsabilidade Social das empresas nos processos de internacionalização é fundamental. Deste modo, a presente investigação pretende analisar que importância assume a adoção de práticas de Responsabilidade Social como instrumento numa Estratégia de Internacionalização. A metodologia que se utilizou passou pela realização de um estudo de caso numa empresa portuguesa do ramo da construção civil. A realização deste estudo consiste numa abordagem que contempla os paradigmas quantitativo e qualitativo. A recolha de dados recorreu à análise documental, a entrevistas e a um inquérito por questionário. A análise dos dados baseou-se em 188 inquéritos por questionário válidos e 2 entrevistas a dois diretores da empresa. De acordo com os resultados obtidos na presente investigação é possível identificar uma planificação eficiente nos processos de internacionalização. Conseguimos verificar práticas de Responsabilidade Social implementadas nas vertentes Económica, Ambiental e Social, assim como na dimensão interna e externa, que, de um modo direto e indireto, contribuem para a otimização dos processos da empresa; Abstract: The Importance of Social Responsibility in the internationalization processes of the companies - Case study at Tecnovia S.A.. The economy globalization has allowed companies to embrace new challenges. One of these concepts is the Internationalization. As a result, many companies have begun to look for foreign markets searching for new business opportunities, to increase product-market and vertical integration strategies to other countries, or even to overcome the limitations of domestic markets. With this geographic expansion, corporate social responsibility is also affected. With the globalization of the economy, in addition to the possibility of increased business opportunities, also increased organizational complexity. Businesses expanding into new markets must also respond to new social responsibilities on a global scale. Corporate Social Responsibility in internationalization processes is fundamental. This research intends to analyze the importance of Social Responsibility practices as an instrument in an Internationalization Strategy. The methodology to be used involves conducting a case study in a Portuguese company in the field of construction. This study consists of an approach that contemplates the quantitative and qualitative paradigms. Data collection will be based on document analysis, interviews and a questionnaire survey. Data analysis was based on 188 valid questionnaire surveys and 2 interviews with two company directors. According to the results of this research it is possible to identify an efficient planning in the internationalization processes. We can verify Social Responsibility practices implemented in the economic, environmental and social aspects, as well in the internal and external dimension, which, in a direct and indirect way, contribute to the optimization of the company's processes.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26693
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Gestão_Recursos_Humanos-Tiago_Miguel_Coelho_Romanga-A_importância_da_responsabilidade_social_nos_processos....pdf3.76 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois