Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26233

Title: "Em prol da Arte e dos Artistas portugueses": A actividade de José Augusto Alegria nas décadas de 60 e 70
Authors: Henriques, Luís
Keywords: musicologi
música
José Augusto Alegria
musicologia portuguesa
polifonia
música sacra
Évora
século XX
Issue Date: 19-Jun-2017
Citation: Henriques, Luís. ""Em prol da Arte e dos Artistas portugueses": A actividade de José Augusto Alegria nas décadas de 60 e 70". Os Intelectuais Portugueses durante o Estado Novo: percurss e posicionamentos, Universidade de Évora (Palácio do Vimioso), 19-20 de junho de 2017.
Abstract: A frase que serve de título a este breve estudo finaliza o prólogo da História da Escola de Música da Sé de Évora (1973) do Cónego José Augusto Alegria (1917-2004) e, de certa forma, resume a postura ideológica que pautou o seu trabalho musicológico ao longo do século XX. Figura controversa no meio, pelo seu conservadorismo, a sua actividade musicológica centrou-se na polifonia vocal sacra dos séculos XVI e XVII, focando a música em torno de instituições musicais como a Sé de Évora (e os compositores associados a esta instituição), a Capela e Colégio dos Santos Reis do Palácio Ducal de Vila Viçosa e, mais tarde, também a Sé de Elvas. Alegria foi também uma das figuras principais no arranque da segunda série da Portugaliae Musica – uma vasta colecção que envolvia a edição moderna do património musical português – financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, sendo autor de seis volumes entre 1962 e 1974, e mais oito nas décadas de 80 e 90. Para além da edição musical, foi ainda autor de vários tratados sobre teoria da música de autores dos séculos XVI e XVII, assim como de vários catálogos de fundos musicais – destacando-se aqueles actualmente conservados na Biblioteca Pública e Sé de Évora – e ainda inúmeros estudos sobre a actividade musical de instituições religiosas. Este estudo centra-se na actividade musicológica de Alegria durante as décadas de 60 e 70, período fundamental na história da musicologia portuguesa do século XX. Através de uma análise dos seus escritos pretende-se compreender as suas posturas enquanto intelectual, assim como as influências no seu trabalho, fruto do contacto que manteve com os seus congéneres nacionais e estrangeiros, assim como as metodologias utilizadas à luz dos vários contextos musicológicos da época.
URI: https://intelectuaisportugueses.wordpress.com/
http://hdl.handle.net/10174/26233
Type: lecture
Appears in Collections:CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
seminario_intelectuais_portugueses.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois