Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24856

Title: Diagnóstico sociológico do Processo de Bolonha na Universidade de Évora. Uma análise das perspetivas e tendências
Authors: Zacarias, Maria de Fátima Penetra Antunes
Advisors: Silva, Carlos Alberto da
Keywords: Universidade de Évora
Bolonha
Adequação
Diagnóstico
Tendência
University of Évora
Bologna
Adequacy
Diagnosis
Tendency
Issue Date: 21-Jan-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Decorrida uma década da implementação do Processo de Bolonha na Universidade de Évora, importa interrogar as perspetivas dos diferentes atores sobre a sua experiência e vivência do processo na instituição, e analisar as tendências da sua evolução até 2020. Para o desenvolvimento do estudo adaptou-se um modelo de diagnóstico sociológico dos dilemas e desafios da organização da oferta formativa na Universidade de Évora, nos termos do Processo de Bolonha iniciado no ano letivo de 2006/2007, ancorada numa perspetiva teórico-metodológica que privilegiou os horizontes de uma análise estratégica da ação organizada. Para efeitos da recolha de dados, o estudo foi realizado através de procedimentos quali-quantitativos, tendo sido aplicados 109 questionários e realizadas 14 entrevistas semidirigidas a atores-chave, cujos resultados permitiram identificar e caracterizar as lógicas e demais controvérsias e desafios do Processo de Bolonha na Universidade de Évora. Os principais resultados do estudo sugerem uma forte influência de certos agentes externos no processo (Governo - MCTES, A3ES) e no contexto organizacional, mediada por um sistema interno e externo da ação organizada, onde os aspetos gerais da governação, a interiorização do Processo de Bolonha, os recursos financeiros, os recursos tecnológicos e equipamentos de apoio ao ensino e investigação, bem como as políticas governamentais e setoriais, marcam um lugar privilegiado de passagem. Assinalam-se ainda como principais fatores críticos de sucesso do Processo de Bolonha na Universidade de Évora, as dinâmicas de ação organizada relacionadas com a monitorização e avaliação contínua do processo, as medidas de apoio ao sucesso académico, a melhoria contínua da qualidade do funcionamento das unidades curriculares, as medidas de apoio à cooperação interinstitucional, e medidas de apoio à mobilidade académica, entre outras. Em síntese, as tendências de evolução do Processo de Bolonha na Universidade de Évora são prisioneiras de várias cenarizações, entre as quais se destaca a hipótese de que “para alcançar a melhoria contínua da qualidade dos serviços e a certificação na Universidade de Évora é determinante a implementação das normas reguladoras dos procedimentos relacionados, direta e indiretamente, com o Processo de Bolonha”, aliada à noção de que “a liderança participada no desenvolvimento do Processo de Bolonha está dependente do grau de envolvimento dos atores internos (alunos, docentes e não docentes) na vida organizacional"; A sociological diagnosis of the Bologna Process at University of Évora. An analysis of the perspectives and trends. ABSTRACT: After a decade upon Bologna Process’s implementation at the University of Évora, it is important to question the perspectives of the different actors on their experience and perception of the process, as well as analyse the trends of its development by 2020. For the development of the study, a sociological diagnosis model set on the dilemmas and challenges of the educational organization offer adapted by at the University of Évora. This occurred after the implementation of the Bologna Process started in 2006/2007. The model was anchored in a theoretical-methodological perspective that privileged the horizons of a strategic analysis of organized action. For the purposes of data collection, the study was conducted through qualitative and quantitative procedures. 109 questionnaires were applied and 14 semi-directed interviews were conducted with key actors. The results allowed the identification and characterization of the rationale, challenges and other controversies related with the implementation of the Bologna Process at the University of Évora. The main results of the study suggest a strong influence of external agents in the process (Government - MCTES, A3ES). In the organizational context, mediated by an internal and external system of organized action, where the general aspects of governance, Bologna, financial resources, technological resources and equipment to support teaching and research, as well as government and sectoral policies, mark a privileged place of passage. Significant critical success factors of the Bologna Process in the University of Évora are as follows: the dynamics of organized action related to continuous monitoring and evaluation of the process; measures to support academic success; continuous improvement of the quality of the curricular units; measures to support interinstitutional cooperation; and measures to support academic mobility, among others. In summary, the trends of the Bologna Process’ evolution at the University of Évora are captive by several sceneries, including the hypothesis that in order “to achieve continuous improvement in the services quality and certification at the University of Évora, implementation of the governing rules procedures is very important, either they are directly and indirectly related to the Bologna Process, "coupled with the notion that" leadership involved in the Bologna Process development depends on internal actors’ (students, teachers and staff) degree of involvement in the organization life".
URI: http://hdl.handle.net/10174/24856
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Sociologia-Maria_de_Fátima_Penetra_Antunes_Zacarias-Diagnóstico_sociológico_do_Processo_de_Bolonha_na_Universidade_de_Évora....pdf14.9 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois