Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24081

Title: O Português Língua Adicional no contexto universitário de Portugal. Materiais didáticos online.
Authors: Silva, Ana Alexandra
Marçalo, Maria João
Keywords: ensino
português língua estrangeira
Issue Date: 28-Jun-2018
Abstract: O conceito de Língua Adicional concorre com outros conceitos, Língua Estrangeira, L2, Língua Não Materna, entre outros, apresentando, no entanto, especificidades próprias. Este estudo insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e utiliza como referência tanto estudos linguísticos do português: CASTILHO, A. (2010), MARÇALO, M. J. (2009), quanto estudos sobre a didática das línguas: MENDES, E. (1994), DIADORI (2000), OSÓRIO, P. e MAYER, R.M. (2008). É nossa intenção discutir conceitos e afinar instrumentos terminológicos que permitam um diálogo profícuo entre os estudos atinentes ao PLA que têm vindo a ser desenvolvidos sobretudo no Brasil e em Portugal. Os alunos de Português Língua Estrangeira na Universidade de Évora são essencialmente alunos em mobilidade, que não cursando línguas querem, no entanto, aprender a língua do país onde optaram por fazer a sua mobilidade. Existe uma motivação ligada à necessidade de sobreviver num país que não fala a sua língua e também a vontade de apreender a cultura desse mesmo país. No caso de um aluno de nacionalidade espanhola que deseje aprender o português na sua Universidade, não conseguimos identificar o mesmo tipo de motivações. Então, aí, podemos considerar que o português funcionará como uma língua adicional. Como é evidente, os contextos (de imersão total, ou de aprendizagem formal em sala de aula) são completamente diferentes. Existe, no entanto, algo em comum: a aprendizagem da língua e da cultura associada. É nossa intenção apresentar algumas unidades didáticas que poderão ser utilizadas por professores de PLA. São unidades didáticas destinadas ao público universitário, mas que facilmente podem ser adaptadas a outros públicos. Estas versam conteúdos linguísticos, utilizando a cultura como meio.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24081
Type: lecture
Appears in Collections:CEL - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
sinepla-programme.pdf341.39 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois