Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23840

Title: Celebrações Barrocas na cartografia de José de Sande Vasconcelos
Authors: PEREIRA, Daniela Nunes
Keywords: José de Sande Vasconcelos; Cartografia; Algarve; Barroco
Issue Date: Sep-2016
Publisher: Memórias del 5º Simpósio Ibero-Americano de Historia de la Cartografía (5SIAHC). Dibujar y pintar el mundo: Arte, cartografía y política, Universidad de los Andes, Bogotá.
Citation: PEREIRA, Daniela Nunes, 2016. "Celebrações Barrocas na cartografia de José de Sande Vasconcelos". In Memórias del 5º Simpósio Ibero-Americano de Historia de la Cartografía (5SIAHC). Dibujar y pintar el mundo: Arte, cartografía y política. Bogotá: Universidad de los Andes, Colombia. ISBN 978-958-774-295-4
Abstract: José de Sande Vasconcelos foi um engenheiro militar que iniciou o seu trabalho no Algarve (Portugal) por volta de 1772. A ida para o Reino do Algarve, como era então designado, esteve relacionada com a Restauração desta região levada a cabo pelo rei D. José I e seu ministro, Sebastião José de Carvalho e Melo (Marquês de Pombal). Durante a sua estadia, de 1772 até ao ano da sua morte, em 1808, José de Sande Vasconcelos produziu mais de centena e meia de levantamentos cartográficos do território algarvio, desde mapas corográficos, estatísticos, topográficos, hidrográficos, geográficos, levantamentos de todos os fortes, fortalezas e baterias, alçados de quartéis e edifícios públicos, entre outros. Desse conjunto cartográfico, expusemos uma reflexão sobre o uso da cartografia ou desenho cartográfico para contar, ilustrar e rememorar temas que são menos comuns na cartografia como as celebrações de carácter barroco, de que são exemplo as festas de inauguração da recém construída Vila Real de Santo António e a entrada do Bispo D. José Maria de Melo no Reino do Algarve.
URI: http://appsciso.uniandes.edu.co/sip/data/pdf/Dibujar%20y%20pintar%20el%20mundo.pdf
http://hdl.handle.net/10174/23840
Type: lecture
Appears in Collections:CIDEHUS - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Celebrações barrocas_JSV.pdf831.29 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois