Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23386

Title: Uma reflexão sobre o contributo de Axel Honneth para a transformação da teoria crítica
Authors: Fontes, Paulo Vitorino
Editors: Nunes da Costa, Marta
Keywords: Habermas
Honneth
teoria crítica
reconhecimento
Issue Date: Nov-2013
Publisher: Edições Húmus
Citation: Fontes, Paulo Vitorino. (2014). "Uma reflexão sobre o contributo de Axel Honneth para a transformação da teoria crítica" in Costa, Marta Nunes da (org.). Teoria Crítica Revisitada – Critical Theory Revisited. Braga: Universidade do Minho. Edições Húmus.
Abstract: A reformulação teórica de Axel Honneth ([1992] 2011) tem como tónica central os processos dinâmicos da formação de padrões normativos institucionalizados que só são estabelecidos por sucessivas confirmações recíprocas do reconhecimento intersubjetivo. O reconhecimento apresenta-se assim como mediação onde se dá a construção da eticidade formal na modernidade, como resultado crescente das possibilidades expressivas dos indivíduos, no processo de reconhecimento recíproco entre confrontantes sociais. Para Honneth, além da evolução das formas de vida modernas, em que o entendimento funciona como meio de coordenação das acções, nas sociedades, que segundo Habermas, perderam as eticidades tradicionais, é necessário fazer referência aos diferentes princípios normativos pelos quais os sujeitos se formam nas suas capacidades de auto-referência. Assim, se em Jürgen Habermas a moralidade assume a prevalência metodológica para o diagnóstico das patologias sociais em quaisquer sociedades, uma vez que ela compreende o saber cultural implícito nas condições pragmático formais da linguagem não constrangida. Para Honneth, o potencial normativo das interacções sociais extravasa das condições linguísticas isentas de coacção. Em que a modernidade resulta não de um processo de evolução comunicativa, mas de um processo interpretativo do mundo da vida dos sujeitos implicados.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23386
Type: bookPart
Appears in Collections:CICP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2013_Uma reflexão sobre o contributo de Axel Honneth para a transformação da teoria crítica.pdf2.86 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois