Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23332

Title: Diabetes: mais saber, melhor viver
Authors: Frederico, Inês Ramos
Advisors: Casas-Novas, Maria Vitória
Keywords: Diabetes
Literacia
Promoção da Saúde
Diabetes
Literacy
Health promotion
Issue Date: 11-Jul-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Introdução: A Diabetes é uma doença crónica, cuja prevalência tem aumentado em todas as faixas etárias. Visto a literacia em saúde estar relacionada com as competências e conheci-mentos das pessoas, permitindo tomarem decisões acerca da sua saúde, pode-se referir que um nível adequado de literacia é essencial na autogestão da diabetes. As necessidades identifica-das no diagnóstico de situação, justificaram a pertinência do projeto “Diabetes: mais saber, melhor viver”. Objetivo: Promover a literacia em saúde nos utentes diabéticos tipo 2, em idade ativa, inscri-tos no Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo, potenciando comportamentos adequados. Metodologia: Recorreu-se à metodologia do planeamento em saúde. Resultados: Verificou-se um défice de conhecimentos e a adoção de comportamentos desa-dequados, definindo-se estratégias de promoção da saúde, focadas na educação para a saúde. Conclusão: As avaliações realizadas, revelaram que as intervenções delineadas vão de encon-tro aos objetivos propostos, dando-lhes respostas; Diabetes: know more, live better ABSTRACT: Introduction: Diabetes is a chronic disease and its prevalence has increased in all age groups. Health literacy is related to people's skills and knowledge, what enables them to decide about their health. It can be said that having an adequate level of literacy is essential for a self-management of diabetes. The identified needs with the diagnosis justify the pertinence of the project "Diabetes: know more, live better". Purpose: To promote health literacy of active age patients with diabetics type 2, who are registered in the Health Center of Ferreira do Alentejo, promoting appropriate behaviors. Methodology: It was used the methodology of health planning. Results: It was observed a lack of knowledge as well as the adoption of inappropriate behaviors therefore strategies for health promotion were defined, focusing on health education. Conclusion: The carried out evaluations revealed that the outlined interventions are in conformity with the proposed objectives, giving them answers.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23332
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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