Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22859

Title: Um exemplo da evolução histórica da didáctica organística em Portugal – o Manuscrito 52 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Authors: Oliveira, Filipe
Keywords: P-Cug MM 52
Didáctica organística
Modos concertados
Issue Date: 18-Apr-2017
Citation: Filipe Mesquita de Oliveira, «Um exemplo da evolução histórica da didáctica organística em Portugal – o Manuscrito 52 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra», V Simpósio Sobre os Paradigmas do Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI, Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia-Brasil, 18-20 de Abril de 2017.
Abstract: No contexto das fontes manuscritas de música instrumental portuguesas dos séculos XVI e XVII, a sua atribuição a conjuntos instrumentais específicos ou a determinados instrumentos solistas constitui uma problemática sempre aberta a discussão e da qual podemos e devemos recolher sempre novos dados. Do ponto de vista quantitativo, é também relativamente escasso o número de peças para conjuntos instrumentais, encontrando-se muitas vezes esses exemplos dispersos por vários manuscritos na sua grande parte preenchidos com obras de polifonia vocal. Há todavia excepções. Uma das mais relevantes é o Manuscrito Musical 52 do acervo da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, integralmente constituído por uma série de peças para conjuntos instrumentais. Num artigo de 1983 (New Sources for the Study of the Portuguese Seventeenth-Century Consort Music), revisto e actualizado em 2002, Rui Vieira Nery procedeu à problematização da música de câmara instrumental ibérica nos séculos XVI e XVII, identificando e fazendo um estudo preliminar dos modos concertados patentes no MM 52 a atribuídos a Frei Teotónio da Cruz († 1653) e dos tons concertados dispersos noutros códices conimbricenses (MM 236 e 243) cujas autorias são de D. António da Madre de Deus († 1656), D. João de Santa Maria (†1654) e D. Gabriel de São João (†1651). Por sua vez, em 2004, Inês Pereira de Andrade procederia ao estudo exaustivo dos concertados de Frei Teotónio da Cruz no MM 52 (Os Modos Concertados e Frei Theotonio da Cruz). Todavia, a segunda metade deste último códice inclui uma série de peças instrumentais a quatro partes de autoria não atribuída, cujo estudo ainda não foi realizado. No presente artigo, pretendo precisamente discutir a problemática instrumental associada a este manuscrito, os vários questionamentos sobre a forma de execução das diversas peças que inclui, as hipóteses de autoria que podemos levantar e o seu enquadramento estilístico.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22859
Type: lecture
Appears in Collections:CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo - Simpósio Brasil.pdf61.29 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois