Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21581

Title: Razões para o ensino superior ativar o serviço comunitário
Other Titles: Reasons for higher education enable the community service
Authors: Freire, Maria
Joaquina Ramos, Isabel
Rego, Maria da Conceiçao
Lucas, Maria Raquel
Editors: FORGES-Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e regiões de Língua Portuguesa
Keywords: ensino superior
serviço comunitário
estudos e projeto
paisagem
interdisciplinaridade
Issue Date: Dec-2017
Publisher: FORGES-Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Citation: Freire, M., Ramos, I. J., Rego, M. C., & Lucas, M. R. (2017). Razões para o ensino superior ativar o serviço comunitário. In Actas 7ª Conferência FORGES – O Papel do Ensino Superior para o Desenvolvimento dos Países de Língua Portuguesa, 29, 30 novembro e 1 dezembro. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: O ensino, a investigação e a extensão (ligação com a comunidade) são funções tradicionais que corporizam a atividade das Instituições de Ensino Superior (IES), estando previstas na legislação portuguesa que enquadra o respetivo funcionamento. Quer o ensino quer a investigação são funções consolidadas no seio das IES e as que, em geral, se espera que estas realizem. Mais recentemente, também a função extensão começa a ganhar preponderância, sobretudo pelo papel que pode desempenhar no fomento do desenvolvimento económico e social. Algumas áreas disciplinares compreendem ou beneficiam, ao nível curricular, de uma prática aplicada a situações reais, em que o aluno é confrontado com um trabalho, em que é levado a informar-se, a ativar-se, a interagir e a realizar uma produção (projeto ou construção). Baseiam-se assim em lugares reais onde se procura uma resposta a problemas concretos. Inscrevem-se neste âmbito as mais variadas áreas disciplinares (arquitetura, paisagem, engenharias, sociologia, economia, gestão, história, ecologia, entre outras), cuja componente prática académica pode ser aplicada segundo o modelo de serviço comunitário. Os benefícios somam-se para a comunidade e para a aprendizagem dos alunos, dada a aproximação a lugares concretos, à oportunidade de resolução de problemas e à eventual concretização das soluções encontradas, suscitando a construção de um trabalho interdisciplinar com a colaboração de todos (alunos, professores e comunidades locais). O objetivo deste artigo é mostrar o papel que as IES podem ter na resolução de problemas reais, junto das comunidades. Ações de formação contínua, dinâmicas enquadradas em cursos de licenciatura ou mestrado, ou simplesmente concretização de ações de voluntariado, exemplificam o espectro de diligências possíveis. Ilustraremos a aproximação defendida através de um curso de formação contínua ‘Laboratório Paisagem’, recentemente aprovado na Universidade de Évora, e nalguns trabalhos realizados no âmbito da paisagem, em resposta a uma necessidade concreta (Instituição Particular de Solidariedade Social). ///// Teaching, research and extension (connection with the community) are traditional functions that embody the activity of Higher Education Institutions (HEIs), framed by its respective legislation. Both teaching and research are functions consolidated within HEIs and those which are generally expected to be carried out. More recently, extension also begins to be reinforced, especially for the role it can play in fostering economic and social development. Some disciplinary areas include or benefit, at the curricular level, from a practice work applied to real situations, in which the student is faced with a work, in which he is motivated to inform himself, to become active, to interact and to carry out a final product (design or construction). Thus, they are based on real places where a response to a concrete problem is required. Several disciplinary areas (architecture, landscape, engineering, sociology, economics, management, history, ecology, among others) are included in this framework, whose practical academic component can be applied to the community service model. Both community and student learning have benefits, given the approach to specific places, the problem-solving opportunity and the possible implementation of the solutions found, in an interdisciplinary work in collaboration with all (students, teachers and local communities). The purpose of the communication is to demonstrate how HEIs can be involved in solving real problems among communities. Programs of continuous training, activities within undergraduate or master courses, or voluntary actions, are examples of the several possibilities. This approach will be illustrated with a continuous training course named 'Landscape Laboratory', recently approved at the University of Évora, and in some work carried out in the field of landscape, in response to a concrete need of an institution of social solidarity.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21581
ISBN: 978-989-97890-7-4
Type: article
Appears in Collections:PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CHAIA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CEFAGE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Freire_Maria_ et all_RAZÕES PARA O ENSINO SUPERIOR ATIVAR O SERVIÇO COMUNITÁRIO.pdf14.34 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois