Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21303
|
Title: | Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Industrial no Portugal Oitocentista. O caso dos lanifícios do Alentejo |
Authors: | Matos, Ana M Cardoso de |
Keywords: | História da Ciência História da Tecnologia História Industrial Alentejo História dos lanificios |
Issue Date: | 1998 |
Publisher: | Editorial Estampa |
Citation: | Ana M. Cardoso de Matos, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Industrial no Portugal Oitocentista. O caso dos lanifícios do Alentejo, Lisboa, Estampa, 1998, 487p [ISBN 972-33-1387-1] |
Abstract: | Na primeira parte deste trabalho pretendemos analisar até que ponto Portugal estava desfasado em termos científicos e tecnológicos daquilo que era feito nos outros países da Europa, procurando verificaras possibilidades de circulação e transmissão do conhecimentos e a aproximação que, ao longo do período em análise, se verificou entre o mundo científico e a actividade económica e política. Análise que passa necessariamente pela acção das instituições, como as academias, as sociedades e as associações, de estruturas administrativas, como a Junta do Comércio ou o Ministério das Obras, Públicas Comércio e Industria, e pelo papel desempenhado pelos homens ligados a essas instituições ou às estruturas administrativas-
Na segunda parte do trabalho analisamos a indústria dos lanifícios em dois distritos do Alentejo, Évora e Portalegre, procurando verificar quer a forma como tradicionalmente se organizava esta actividade, quer a forma como os discursos sobre o progresso e as vantagens de aplicação de maquinismos ou de princípios científicos e técnicos foram entendidos e aplicados pelos fabricantes e pelos industriais que na região alentejana se dedicavam a esta actividade. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21303 |
Type: | book |
Appears in Collections: | HIS - Publicações - Livros CIDEHUS - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|