Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20742

Title: O diagnóstico de necessidades educativas e formativas em jardim de infância e a (re)organização das práticas de intervenção em função da dupla valência criança/familia
Authors: Escária, Arminda Dias
Advisors: Barbosa, Luís Marques
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo está ancorado nas Ciências de Educação e insere-se na área específica da Análise da Acção Educativa. Foi neste contexto que enquadrámos a nossa investigação na linha de investigação - acção/formação defendida por Barbosa, mentor de uma nova Escola Sensível e Transformacionista, cujos princípios compartimos e que radica os seus fundamentos na ideia de que a escola deve ser um "Observatório de Caracterização de Necessidades Educativas das Crianças e Formativas dos Agentes de Ensino". Os seus alicerces fundam-se na prática de diagnósticos de necessidades que ajudam à (re)organização das práticas e consequente mudança de atitudes e comportamentos. Procuramos investigar a problemática do jardim-de-infância na sua dupla valência criança/farm1ia, onde a articulação de educadores e pais é, pela nossa prática recorrente, fundamental. No dizer de Barbosa (2004), os educadores são o suporte da acção pedagógica e educativa e a farm1ia é o suporte de intervenção educativa para a criança. Uma vez que partimos deste pressuposto e pela experiência vivida no nosso dia-a-dia e entendendo que essa articulação é limitada e em muitos casos inexistente, procurámos aprofundar o porquê desta questão. Para o efeito, e dada a natureza e o objecto de estudo, optámos por uma metodologia qualitativa de carácter interpretativo, configurada num estudo de caso, desenvolvido num jardim de infância da rede publica do distrito de Évora, do qual fizeram parte crianças, educadores e pais. Este percurso investigativo, foi suportado por um conjunto de instrumentos entre os quais as observações naturalistas às crianças, as entrevistas semi-estruturadas às educadoras, e os questionários aos pais. A sua triangulação proporcionou-nos os dados relativamente às percepções que os pais e os educadores têm da mesma criança, e que se constituem o enfoque deste estudo. Em consequência objectivámos recolher indicadores que nos permitiram ser capazes de caracterizar as percepções que educadores e famílias têm sobre as crianças. E em reflexão final, emergiu do nosso estudo um conjunto de pressupostos fundamentais à mudança das práticas, com vista à prática do diagnóstico de necessidades educativas das crianças e formativas dos agentes educativos, mas sobretudo uma base de reflexão, que enfatiza o diálogo de aconselhamento aos pais, numa pedagogia de ajuda ao outro. ABSTRACT: Working within the field of Educational Science, in the specific area of Educational Action Analysis, this paper examines action and training, in keeping with the ideas of Barbosa and the new Responsive and Transformationist School, whose principles we share. According to this line of thinking, school should be an "Observatory for the Characterisation of the Educational Needs of the Child and the Training Needs of Education Providers", based on a diagnosis of needs that contributes towards the (re)organization of practices and the consequent change of attitudes and behaviours. The aim of this study is to investigate the two-fold child/family problem of the pre­school context in which the relationship between educators and parents is, as we have found through our considerable experience, an essential feature. ln the words of Barbosa (2004), educators provide support for educational and pedagogical action and the family provides support for educational intervention for the child and we start with this assumption. Our day-to-day experience and understanding shows that this relationship is limited and in many cases non-existent and in this study we seek to find out why this is so. Given the nature and the object of study, we have adopted a qualitative methodology of an interpretative character, carrying out a case study at a state pre-school institution in the county (district) of Évora, in Portugal, where children, educators and parents are present. ln our research, we used by a number of tools including naturalist observations of children, semi-structured interviews with educators, and parent questionnaires, providing data regarding the social representations that parents and educators have of a given child, the aim of this study. Using this data we drew up a list of indicators enabling the characterisation of the ideas that educators and families hold about children. As a result of the study, a range of assumptions emerged which are essential for any change in practice to take place, with a view to conducting a diagnosis of the educational needs of the child and the training needs of education providers. This will above all provide the basis for further reflection, while stressing the importance of counselling for parents as part of a pedagogical approach which values helping others.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20742
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Arminda Dias Escária - Tese de Mestrado - 185 810.pdf53.48 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois