|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20740
|
Title: | Fracasso escolar: da relação do saber ao fenómeno social em escolas públicas do ensino fundamental 4ª série da cidade de Santo António do TAUÁ/PA |
Authors: | Alexandra, Charone |
Advisors: | Bonito, Jorge Manuel Rodrigues |
Keywords: | Escola Projecto político pedagógico Ensino e aprendizagem Dificuldade de aprendizagem e fracasso escolar School Pedagogic political project Teach and learning Difficulty of learning and school failure |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O estudo por meio da pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa investiga os fatores que contribuem para solução do fracasso escolar nas escolas públicas da cidade de Santo Antônio do Tauá/PA, especificamente em turmas de 48 série do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários direcionada aos alunos, professores e coordenadores, procurando apurar, que tipo de relação se estabelece entre a escola, a família e o meio social, relacionada com o fracasso escolar. Os resultados encontrados apontam para diversos fatores que permeiam o fracasso escolar, os quais estão entrelaçados, de modo que um acarreta outro. As causas envolvem o aluno, a família e suas condições socioeconómicas, a infra-estrutura da escola, o sistema escolar e o governo municipal. Cada um com sua parcela de responsabilidade que precisa ser assumida. ABSTRACT: The study through the bibliographical research and field with qualitative approach investigates the factors that contribute to solution of the school failure in the public schools of the Santo Antônio of Tauá/City/PA, specifically in groups of Elementary School teaching. The collection of data was accomplished through application of questionnaires addressed the students, teachers and coordinators, trying to check, that relationship type settles among the school, the family and the social way, related with the school failure. The results found show for several factors that permeate the school failure, which are interlaced, so that one contributes with other. The causes involve the student, the family and their socioeconomic conditions, the infrastructure of the school, the school system and the municipal government. Each one with your portion of responsibility that needs to be assumed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20740 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|