Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/19983

Title: Problemas associados ao uso das TIC, dentro e fora da sala de aulas
Authors: Duque, Maria Rosa
Keywords: Internet
novas tecnologias
simulação computacional
inovação
mundo real
Issue Date: 2016
Publisher: McGrw-Hill Education
Citation: Duque, M. R. (2016).Problemas associados ao uso das TIC, dentro e fora da sala de aulas. In:"TIC actualizadas para una nueva docencia universitaria", McGraw-Hill Education (2016), ISBN 978-84-48612-65-8
Abstract: A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação tem sido muito útil, a nível de ensino e a nível de trabalho de investigação. A evolução tecnológica, verificada nos últimos anos, entrou definitivamente nas nossas vidas, sem, muitas vezes, nos apercebermos que isso acontece. A colocação de écrans, nas salas de aula, com hipótese de projectar a aula previamente preparada, usando computadores portáteis, podendo, se necessário, recorrer a pequenos filmes ou documentários, apresentados directamente através da Internet, foi considerado um meio extremamente potente para apresentação de aulas e /ou trabalhos. Com o aparecimento do sistema Wireless que nos permite aceder à Internet, praticamente em qualquer lugar, sem necessidade de fios para fazer a ligação, podemos, em qualquer instante, comunicar com quem necessitamos. Para tal, basta termos connosco o nosso telemóvel. Algumas máquinas de calcular, permitem-nos o contacto directo com outras máquinas sem ter que utilizar a Internet. Um outro aspecto importante está relacionado com a possibilidade de podermos simular partes do mundo onde vivemos , sem necessidade de sair da sala de aula. Este método traz inúmeras vantagens, em termos de tempo necessário para fazer o estudo, meios de transporte e até necessidades de alojamento. No dia a dia verificamos que os nossos alunos utilizam rotineiramente as técnicas descritas nas horas de lazer e na comunicação com os amigos. A sua utilização em praticamente todas as aulas fez com que, por vezes, os alunos as achem enfadonhas, não existindo inovação. A utilização sistemática de simulações em computador faz com que os nossos alunos percam a noção do que é o mundo real. Pretendemos, com o nosso trabalho, apresentar alguns dos problemas detectados, bem comos modos possíveis de os evitar.
URI: http://hdl.handle.net/10174/19983
Type: bookPart
Appears in Collections:FIS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ALVES DUQUE,Problemas associados ao uso das TIC.docx43.64 kBMicrosoft Word XMLView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois