Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/19641

Title: Perguntar para quê? As perguntas dos educadores e o pensamento autónomo das crianças
Authors: Nunes, Cidália
Folque, Maria Assunção
Keywords: Interações
Pensamento autónomo
Perguntas
Pré-escolar
Issue Date: Dec-2012
Publisher: Departamento de Pedagogia e Educação
Citation: Nunes, C. & Folque, M. A. (2012). Perguntar para quê? As perguntas dos educadores e o pensamento autónomo das crianças. In O. Magalhães & M. A. Folque (Orgs.)I Jornadas de Investigação em Educação (pp. 463-479). Évora: Departamento de Pedagogia e Educação.
Abstract: O estudo pretendeu explorar os contributos da utilização de perguntas em situações dialógicas de grande grupo, nas aprendizagens das crianças. Esta problemática enquadra-se num quadro teórico da “psicologia sociocultural” através de autores como Vygotsky, Bruner, Wells, Mercer, segundo os quais a interação é crucial para desenvolvimento e aprendizagem. Utilizaram-se dados de outra investigação (Folque, 2012) e recorreu-se à análise estatística para complementar a análise descritiva e interpretativa. Os resultados indicam que a qualidade das perguntas continha não só um aspeto cognitivo mas também um aspeto social em que a relação de poder entre adultocriança interfere ativamente na possibilidade de pensamento partilhado sustentado e na construção autónoma deste pensamento. Da análise dos resultados, pretendeu-se retirar indicadores que permitam compreender como o uso de situações dialógicas de grande grupo, assumindo a comunicação interativa como fundamental, nomeadamente como a utilização de perguntas abertas por parte do adulto, é potenciador do desenvolvimento do pensamento autónomo da criança.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9129
http://hdl.handle.net/10174/19641
Type: conferenceObject
Appears in Collections:CIEP - Organização de Seminários e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Nunes & Folque.docx167.77 kBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois