Abstract: | O presente relatório descreve e analisa as atividades de aprendizagem e estratégias de ensino desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada na Escola Secundária com 3.º Ciclo André de Gouveia (ESAG), em Évora, ao longo do ano letivo de 2010/2011, sob a orientação do Prof. Orientador Doutor Jorge Bonito e do Professor Cooperante Mestre Jorge Matos.
Este trabalho relata, de forma reflexiva e crítica, um conjunto de atividades curriculares e não curriculares desenvolvidas pela aluna da PES Teresa Maria dos Santos Ortiz Rodrigues com base, numa primeira fase, na observação e colaboração em diversas situações de educação e ensino e, posteriormente, na prática letiva referente aos níveis de ensino que acompanhou, nomeadamente o 9.º ano e o 11.º ano do Curso de Ciências e Tecnologia.
A realização deste relatório teve em consideração cinco áreas estruturantes de intervenção profissional, que passo a citar: Preparação científica, pedagógica e didática; Planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; Análise da prática de ensino; Participação na escola; Desenvolvimento profissional. Para além destas cinco áreas de intervenção profissional, estabelecidas segundo os termos do Guião para elaboração do relatório, procurei assumir uma postura crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional, conforme os objetivos estabelecidos no ponto 4 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro; ABSTRACT: This present report describes and analyzes the activities of learning and developed strategies during the Practical Supervised Education (PES), carried out in the Intermediate School with 3.º Cycle André de Gouveia (ESAG), in Évora, during the year 2010/2011, under the pedagogical orientation of Professor Master Jorge Matos and of Orienting Professor Doctor Jorge Bonito.
This work relates a reflets and criticizes form, a group of curricular and not curricular activities developed by the student of the PES Teresa Maria Dos Santos Ortiz Rodrigues, with base, in a first stage, by observation and collaboration in diferent situations of education and teaching, and after, in practical teaching relation to the years mention above, such as 9.º grade of 3.º Cycle of Basic Education and 11.º year of Secondary Education, of Scientific-humanistic Education of Sciences and Technology Course.
The making of this work report had in mind five structural of intervention professional areas such as: Scientific, pedagogical and didactic preparation; Planning and conduction of lessons and evaluation of learnings; Pratical education analysis; Participation in the school; Professional development.
Beyond these five areas of professional intervention, established according to terms of the Guião for elaboration of the report, I tried to assume a critical and reflected position in relation to the challenges, processes and the professional performances, as the objectives established in point 4 of the article 14.º of the Decree n.º 43/2007, of 22 of February. |