Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17930

Title: A avaliação do desempenho docente no contexto da escola pública brasileira: um estudo a partir das percepções dos professores de uma escola do ensino médio
Authors: Silva, Izabel Matos de Aguiar
Neto, António José dos Santos
Keywords: Ciências da Educação
Avaliação de Desempenho
Professores
Brasil
Issue Date: 2015
Publisher: Santa Maria - RS, Brasil
Citation: Silva, Izabel M. & Neto, António J. (2015). A avaliação do desempenho docente no contexto da escola pública brasileira: um estudo a partir das percepções dos professores de uma escola do ensino médio. In Atas do VI Congresso Internacional de Educação - Educação Humanizadora e Desafios Éticos na Sociedade Pós-Moderna. Santa Maria, RS, Brasil (ISSN 2446-5442).
Abstract: A presente investigação surgiu a partir da situação vivida atualmente pela educação brasileira, no que diz respeito à avaliação do desempenho docente. Pretendeu-se conhecer a realidade de uma escola pública no Estado do Pará, através de uma pesquisa in loco inspirada no estudo de caso, com a finalidade de perceber como, por que e com que consequências profissionais e pedagógicas os professores daquela escola eram avaliados, mesmo que fosse apenas informalmente. No enquadramento conceitual de base foi explorado o tema da profissionalidade docente. Os objetivos principais do estudo permearam a análise sobre a avaliação do desempenho docente e suas finalidades, os instrumentos utilizados para tal avaliação e a relação deste procedimento com as propostas legais existentes. Sustentando o estudo, recorreu-se a uma abordagem metodológica mista, contemplando a utilização de questionários dirigidos aos professores da escola. Espera-se que dos resultados possam ser derivados valiosos contributos para uma melhor compreensão do processo de avaliação do desempenho docente no contexto da educação brasileira e paraense, na medida em que o tema, ainda pouco investigado, causa polêmica quanto aos processos instalados. Os resultados tenderam a apontar para a necessidade de implantação definitiva do sistema de avaliação docente formal no sistema educacional paraense.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17930
Type: article
Appears in Collections:CEHFC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Silva & Neto (2015).pdf477.43 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois