Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17510

Title: Terapias Expressivas: um recurso para a Inclusão e Multiculturalidade
Authors: Santos, Graça Duarte
Keywords: Terapias Expressivas
Inclusão
Multiculturalidade
Issue Date: Apr-2015
Publisher: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / CIEP – Universidade de Évora
Citation: Santos, G.D (2015) Terapias Expressivas: um recurso para a Inclusão e Multiculturalidade In Procedings of III International Conference Learning and Teaching in Higher Education & I Congresso Internacional Ibero-Afro-Americano de Psicologia (II Vol) pp 216-223
Abstract: As Terapias Expressivas são uma abordagem que integra a vertente expressiva de diversas modalidades artísticas (dança, música, drama, artes plásticas, poesia…) em processos (psico)terapêuticos de várias naturezas. Reconhecendo e valorizando a Diferença, assim como a Expressão por meios essencialmente não verbais, as Terapias Expressivas constituem-se como um importante recurso para o trabalho transformativo em processos inclusivos ou multiculturais. A valorização de mediadores comuns aos usados em alguns contextos educativos (expressões artísticas) fazem-nas por excelência um importante veículo de intervenção em contextos escolares ou comunitários com crianças e adolescentes em risco. A fundamentá-lo a autora fala-nos de um estudo desenvolvido em contexto escolar, com 90 crianças/adolescentes do 2º Ciclo do Ensino Básico com comportamentos agressivos. O projecto terapêutico desenvolveu-se partindo da reflexão sobre as relações entre a Agressividade e a Corporeidade, entre a Expressão (agida ou criativa) e o Corpo (real ou simbólico), entre a Emoção e o Espaço Interpessoal. O estudo possibilita uma análise numa perspectiva ecológica de modificações ocorridas ao nível dos comportamentos agressivos, disposições pró-sociais e outras dimensões emocionais, cognitivas e comportamentais com eles correlacionadas
URI: http://hdl.handle.net/10174/17510
ISBN: 978-989-96656-5-1
Type: article
Appears in Collections:PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
VOL II Learning and Teaching in Higher Education III .pdf1.93 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois