Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17080

Title: Posfácio - Mais do que um ponto de vista. Perspetivas para uma Ética do (Des)Envolvimento Local ou um (Des)Envolvimento com Ética Localizada
Authors: Silva, Carlos
Editors: Pereira, Orlando
Keywords: Desenvolvimento Local
Estratégias
Identidade
Ética
Issue Date: Oct-2015
Publisher: Caleidoscópio
Citation: Silva, C. 2015. Posfácio - Mais do que um ponto de vista. Perspetivas para uma Ética do (Des)Envolvimento Local ou um (Des)Envolvimento com Ética Localizada. in Pereira, O. reflexões estratégicas de desenvolvimento local no contexto da preservação da identidade de Penedos. Lisboa: Caleidoscópio. ISBN: 978-989-658-328-6.
Abstract: Qualquer abordagem sobre o desenvolvimento local e o planeamento a ele conexo, significa tentar captar e materializar um objecto de grande complexidade, razão pelo qual se torna indispensável ter em conta, como ponto de partida, o conhecimento do modo de padronização das diferentes dimensões da especificidade do local. Torna-se cada vez mais necessário uma ética de previsão e de responsabilidade que nos remete “a um futuro real previsível como dimensão aberta de nossa responsabilidade” (Jonas, 1995: 41). Neste sentido, falar na atualidade de desenvolvimento e planeamento do território implica aceitar o substrato teórico dum modelo de desenvolvimento local que radica igualmente na reflexão sobre as condicionantes que modelam a sedimentação dos eixos da participação social, enquanto via potencializadora da integração dos atores locais nos processos de tomada de decisão. Valoriza-se assim uma ordem negociada na regulação sócio-política do meio. Porém, é de considerar que para o alcance dos objetivos primários dos projetos de base local passa não só pela existência de condições sócio-políticas favoráveis para a sua implementação, mas fundamentalmente pela capacidade dos recursos humanos dos organismos promotores saberem integrar nos planos estratégicos de desenvolvimento local as aspirações da comunidade, executando posteriormente os projetos de uma forma pluriparticipada.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17080
ISBN: 978-989-658-328-6
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
0 Livro-Orlando-Posfacio_CAS-1.pdf869.68 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois