Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16075

Title: O insucesso escolar dos alunos do terceiro ciclo do ensino básico e na disciplina de matemática: a implementação de novas estratégias
Authors: Ruivo, Idílio Machado
Advisors: Ferreira, Carlos Manuel dos Santos
Keywords: Insucesso escolar
Insucesso social
Modesto contributo
Pesquisas
Observações naturalistas
Questionários aos alunos
Entrevistas semiestruturadas aos docentes
Tese de dimensão regionalista
Núcleos duros
Visão holística
Atitudes críticas e reflexivas
School failure
Social failure
Naturalistic observations
Semistructured interviews
Regionalist dimension
Hard cores
Global vision
Critical and reflexive attitudes
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Os estudos desenvolvidos procuram dar a conhecer uma parte da problemática do Insucesso Escolar, pretendendo identificar algumas razões do insucesso escolar na disciplina de Matemática no terceiro ciclo do ensino básico e tentar combatê-lo com a aplicação de estratégias para melhor podermos ajudar os nossos alunos a vencerem as suas dificuldades, enquanto lhes fizemos sentir a importância do que para eles representa em termos de vida futura possuírem bastantes e bons conhecimentos ao nível da Matemática. O Insucesso Escolar é um fenómeno complexo, uma vez que envolve um conjunto de fatores que contribuem para o crescimento do Insucesso Social. Conscientes desta realidade tentamos participar neste combate com este modesto contributo, introduzindo e testando estratégias que pudessem minimizar ou que até pudessem eliminar alguns aspetos que se apresentam como os grandes responsáveis pelo insucesso a que assistimos na área das matemáticas. Os instrumentos usados para fundamentarmos as escolhas das estratégias que melhor se aplicassem aos alunos das Escolas onde realizámos o nosso estudo, foram de várias naturezas: envolveram observações naturalistas em turmas dos três anos do terceiro ciclo de escolaridade, questionários aplicados nas comunidades envolventes, questionários aos alunos das escolas onde desenvolvemos e testámos as nossas estratégias, entrevistas semiestruturadas aos docentes dos Conselhos Executivos ou Comissões Instaladoras e entrevistas semiestruturadas aos Professores responsáveis pelos departamentos de Língua Portuguesa e de Matemática. Todas as atividades desencadeadas com vista à recolha de dados e onde ancorámos estas estratégias, tiveram lugar em doze escolas básicas e secundárias situadas na bacia hidrográfica do rio Guadiana. A quantidade de escolas visitadas deveu-se e só faz sentido por tratar-se de uma tese de dimensão regionalista. Na colaboração para a recolha de dados foram envolvidos cerca de mil e seiscentos alunos do terceiro ciclo, dezassete professores dos Conselhos Executivos ou Comissões Instaladoras e dezanove professores de Língua Portuguesa e de Matemática, chefes dos respetivos departamentos das disciplinas envolvidas. No nosso estudo não recorremos a meios sofisticados, ou seja não tivemos a preocupação de realizarmos preparações prévias ou de outra natureza, dado que os nossos objetivos não pretendem ir além de conhecer a generalidade das causas mais frequentes no campo restrito e relativo do insucesso na Matemática. Como balanço final de todo o trabalho realizado, o qual contou com a prestimosa ajuda de vários colegas especialmente aqueles que connosco constituíram os núcleos duros e dos nossos alunos que funcionaram aqui como os principais obreiros de toda esta azáfama. É de não esquecer a generosidade manifestada pelos elementos dos Conselhos Executivos das escolas com as quais trabalhámos e de considerar ainda os colegas que mais de perto participaram nestas tarefas. Os resultados obtidos são bastante satisfatórios tal como podemos observar nos valores apresentados nos quadros constantes e na rubrica Conclusões Finais. Consideramos importante o estudo realizado, porque para além de darmos uma visão holística deste problema aos que connosco colaboraram, produziu instrumentos didáticos que poderão ser utilizados por todos os que pretendam ter mais alguns elementos para combater o insucesso escolar ao nível da Matemática. Todos os intervenientes envolvidos se manifestaram satisfeitos com os resultados obtidos, prometendo manter e até melhorar estas novas estratégias. Não obstante os resultados observados no caso da Matemática em particular, este estudo é importante para todos, dado que alerta para a urgência de repensar a formação e preparação dos novos professores, dotando-os de atitudes críticas e reflexivas, viradas não apenas para uma atuação científica e pedagógica em geral, mas especialmente para uma nova visão destas matérias, visto tratar-se de uma ciência em constante evolução e que tem por objetivo responder aos grandes desafios e necessidades do mundo atual; ABSTRACT: Studies conducted by the group, are to give the knowledge of the problems of the School Failure, they seek to identify some of the reasons of the unsuccess in the subject of Maths in third cycle of basic schooling and try to fight them with the application of strategies, thought of by the group, that could help our students to better overcome their difficulties, while we make them feel the importance of what the knowledge the good mathematics skills can do for them in their future. The School failure is a complex phenomenon, as it involves a wide group of factors that contribute to the growth of the School Failure. Conscious of this reality we try to participate in this combat with our modest contribution, introducing and testing strategies that could minimize or even eliminate some of the aspects that present themselves responsible by the unsuccess of the Mathematics that we all witnessed. The instruments that helped us to base these choices of strategies that would better apply to the students of the schools on which we elaborated our research, were of many natures, and involved naturalistic observations in classes of the three years of the third cycle, quizzes applied to the surrounding communities and to the students and semisstructured interviews to the school board and to the teachers responsible by the departments of Portuguese and Mathematics. All the activities we created with the objective of information gathering and where we anchored our strategies, took place in twelve basic schools and High schools located in the catchment of the Guadiana river the quantity of schools visited was due to the regionalist character of this work. In the collaboration of the information dada we involved approximately sixteen hundred students of the third cycle, seventeen members of the boards and nineteen teachers of Portuguese and Mathematics, coordinators of the involved subjects. Our study was done in a purely academic way, since we haven’t resorted to other more sophisticated ways, on other words we didn’t have to worry on doing any previous viii preparations, since our objectives didn’t intend to go beyond of the general knowledge of the most frequent causes that we witnessed on the functions of teacher and the restricted field about the unsuccess of mathematics. As a final point of view of the work done, which counted with the helpful help of various colleagues especially those that constituted the hard cores, of our students that functioned here as the starring builders of all this work, and not forgetting the generosity demonstrated by the elements of the school boards on which we made our research, we also considered the colleagues whom closely participated in these tasks, the results obtained were quite satisfactory as we can witness in the values presented in the existing tables and in the final conclusion section. The performed study was truly important, not only because we gave a global view of this problem to all of those who collaborated with the group, but also because it produced instruments that could be used by everyone who intends to fight school failure in the subject of mathematics. All of those who intervened in the implemented strategies have manifested satisfaction with the obtained results, committing themselves to keep and even improve these new implemented strategies. Having in mind the observed results, in particular in the field of Mathematics, this study was important to all of us, since it alerts us to the urge of rethinking the preparation of the new teachers, providing them with critical and reflexive attitudes, which should not only cover a scientific and pedagogic vision but should also include a new vision of these subjects, since it is a science in constant evolution and has as an objective to answer to the great challenges and needs of the modern world.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16075
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE VOLUME II.pdf7.73 MBAdobe PDFView/Open
TESE VOLUME I.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois