Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15731

Title: O e-marketing enquanto instrumento fundamental para a competitividade das empresas turísticas: o caso do regolfo do Alqueva
Authors: Serra, Jaime Manuel Moleiro
Advisors: Silvério, Marta
Keywords: Turismo
Empresas turísticas
Internet
E-marketing
Comércio electrónico
Tourism
Tourists firms
E-comerce
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente dissertação debruça-se sobre a necessidade das empresas turísticas adquirirem novos instrumentos estratégicos de actuação no mercado, nomeadamente ao nível da adopção de estratégias baseadas no e-marketing, para assim conseguirem obter um grau de maior competitividade no seu sector. O principal objectivo consistiu em constatar a importância da utilização das técnicas de e-marketing, com o intuito de promover uma maior competitividade das empresas turísticas. Neste sentido, procedeu-se a uma investigação empírica, a qual por um lado, diagnosticou as páginas de internet das empresas integradas na área geográfica do estudo, e por outro lado analisou a eficácia da comercialização dos seus serviços através da internet. Os resultados permitem diagnosticar a performance actual das empresas nesta matéria, identificar que os problemas residem na forma como se gere a presença das empresas no mercado virtual, bem como a generalizada insipiência de funcionalidade e conteúdos das páginas analisadas. A conclusões retiradas da presente dissertação permitem aferir que, dadas as características do novo consumidor em turismo, a presença on-line das empresas turísticas deverá ser dinâmica e interactiva, com o objectivo de promover uma performance comercial que se traduza não só num maior volume de vendas, mas também na fidelização dos clientes. ***/ Abstract - This thesis analyses the need of the tourist firms to acquire new strategic tools to act in the market, namely in what concerns the adoption of strategies based on e-marketing so as to be able to attain a higher level of competitiveness in their field. The main objective consisted of ascertaining the importance of using e-marketing techniques with the aim of promoting a higher competitiveness of the tourist firms. This way, an empirical research was carried out, which, on the one hand, diagnosed the internet pages of the firms belonging to the geographical area involved in the study and, on the other hand, analysed the effectiveness of the commercialization of their services through the internet. The results make it possible to diagnose the present performance of the firms in this field, identify that the problems are in the way the presence of the firms in the virtual market is managed, as well as the generalised functionality and contents insipience of the pages analysed. The conclusions drawn from this thesis make it possible to state that, given the characteristics of the new consumer in the tourist industry, the on-line presence of the tourist firms should be dynamic and interactive in order to promote a commercial performance which can be expressed not only in a wider volume of sales but also in the building of customer loyalty.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15731
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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