Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15640

Title: Avaliação de impactos dos processos RVCC no Centro Novas Oportunidades da Fundação Alentejo: o período de 2000-2005
Authors: Braga, Sandra Maria de Matos
Advisors: Nico, Bravo
Keywords: Aprendizagem ao longo da vida
Educação de adultos
Experiência
Processo de reconhecimento
Validação e certificação de competências
Life-long learning
Adult education
Experience
Competence recognition
Validation and certification process
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este projeto de investigação teve como objetivo geral avaliar os impactos do processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível básico, dos adultos que, no Centro de Novas Oportunidades da Fundação Alentejo, no período de 2000-2005, nele participaram e viram certificadas as suas competências. Sendo uma investigação de cariz descritivo, recorre, em termos metodológicos, a uma abordagem quantitativa, operacionalizada pela aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 147 adultos. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que os impactos do processo de RVCC verificam-se, maioritariamente na dimensão pessoal, enquanto, nas dimensões profissional, social e académica, não são tão visíveis. No entanto, são as mulheres que predominam, logo, valorizam mais o processo. Importa, também, verificar que o processo contribui para o aumento da valorização pessoal e do nível de escolaridade dos adultos ao familiarizar-se com o ativar das atividades de Aprendizagem ao Longo da Vida; ABSTRACT:The overall objective of this research project was to assess the impact of the adult basic RVCC (Competence Recognition, Validation and Certification) process in the people that took part in it and whose competences were certified at the Centro de Novas Oportunidades da Fundação Alentejo between 2000 and 2005. Being a descriptive research its methodology implied the application of a questionnaire to a sample of 147 people and a quantitative approach. The analysis of the results allowed us to conclude that the impact of the RVCC process occurred mostly on a personal level; however it is not so visible on the professional, social and academic levels. However, women are in a greater number and, therefore, they value the process more. It is also important to verify that the process contributes to the raise of the sense of self-worth and of the schooling level of adults as they become familiar with the Life-long Learning activities.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15640
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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