Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15115

Title: As bibliotecas escolares e o papel do bibliotecário
Authors: Dagge, Artur Filipe Morgado
Advisors: Mogarro, Maria João
Ochôa, Paula
Keywords: Bibliotecas escolares
Biblioteconomia
Ciências Documentais
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo está centrado nas bibliotecas escolares e no papel dos bibliotecários, tendo como objectivo principal conhecer a realidade das bibliotecas das escolas básicas dos 2° e 3° ciclos e secundárias pertencentes à Direcção Regional de Educação do Alentejo. Neste sentido visa: 1 - Avaliar as implicações da implementação do programa da Rede de Bibliotecas Escolares no desempenho das bibliotecas escolares e nas dinâmicas internas das escolas pertencentes à Direcção Regional de Educação do Alentejo. 1. 1 - Conhecer a realidade das bibliotecas das escolas básicas dos 2° e 3° ciclos e secundárias pertencentes à DREA no que diz respeito à organização e utilização do espaço, recursos humanos e materiais, formação do pessoal docente e não docente, funcionamento e dinamização, dimensão e tratamento dos fundos documentais e investimentos realizados. 1.2- Comparar as bibliotecas das escolas básicas dos 2° e 3° ciclos e secundárias pertencentes à DREA integradas na Rede de Bibliotecas Escolares com as bibliotecas das escolas dos 2° e 3° ciclos e secundárias da DREA não integradas na RBE. 2 - Contribuir para a definição do papel e do perfil do bibliotecário escolar. 2.1- Compreender os seus percursos profissionais e formativos em articulação com as condições de existência e funcionamento das bibliotecas escolares. 3 -Proceder à revisão dos estudos no âmbito das bibliotecas escolares, sistematizando a informação produzida em Portugal. /*** Abstract - This essay is focused on school libraries and the role of the librarians. Its main purpose is to know the reality of the school libraries in Alentejo. So, it trios: 1 - To evaluate the implications of the implementation of the program of the School Libraries Network as far as the performance of the school libraries in Alentejo is concerned. 1.1- To get to know the reality of school libraries in Alentejo, namely their organization, human and material resources, training of the teaching and assisting staff, functioning and dynamism, dimension and treatment of the bibliographic collections and investments. 1.2- To compare the school libraries in Alentejo that were included in the School Libraries Network with those that have not been included yet. 2 - To contribute to the definition of the role and the profile of school librarians. 2.1- To understand their professional and formative trajectories, trying to relate them with the existing and functioning conditions of school libraries. 3 - To revise the studies related with school libraries, organizing the information produced in Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15115
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Artur Filipe Morgado Dagge - Tese de Mestrado - 147 151.pdf54.72 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois