Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15039

Title: A importância da marca na indústria farmacêutica
Authors: Conceição, Tiago Meira
Advisors: Silvério, Marta
Keywords: Indústria farmacêutica
Marcas
Gestão industrial
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Ao longo dos anos muito se tem falado sobre marcas. Elas são um fenómeno significativo, visível e cada vez mais presente na sociedade moderna, onde os sinais de consumismo são cada vez mais evidentes, assim como a quantidade de produtos a oferecer, por vezes sem grande diferenciação. Nesta conformidade, cada vez mais as empresas dos mais diversificados sectores investem avultadas somas na criação e manutenção de marcas. No decorrer deste projecto será feita uma abordagem à temática das marcas, no sentido de tentar perceber a sua importância na indústria farmacêutica. A indústria farmacêutica é uma das mais inovadoras e com mais actividade em investigação e desenvolvimento de novos produtos. Trata-se de uma indústria poderosa que, além da importância que tem na economia mundial, está em constante busca de novas descobertas científicas, as quais estarão na base de novos medicamentos e tecnologias, com o objectivo de melhorar a qualidade e esperança de vida das populações. Para avaliar o impacto das marcas na referida indústria efectuou-se um estudo envolvendo a classe médica no sentido de perceber quais as suas motivações no acto de prescrição e a sua sensibilidade a uma marca. Esta acção foi estruturada de acordo com os objectivos deste projecto e das hipóteses formuladas. A finalizar, analisou-se e tratou-se os dados recolhidos, efectuando as respectivas conclusões e recomendações futuras. /***Abstract - Through the years much as been said regarding brands. They are a great, visible phenomenon and each more present in the modern society, where the signals of consumerism are getting more obvious, as well as the offer of products, in many cases without a great differentiation. In this scenary, each time more the companies of the most diversified sectors invest great amounts of money on the creation and maintenance of brands. During this project it will be made an approach to the thematic of the brands, in order to understand its importance in the pharmaceutical industry. The pharmaceutical industry is one of the most innovative and with more investigation and development activities of new products. Is a very powerful industry, that beyond the importance that has in the world-wide economy, it is in constant search of new scientific discoveries, that will be in the base of new medicines and technologies, which will be able to improve quality life expectancy of the populations. To evaluate the impact of the brands in the related industry a study was made involving the medical class in order to understand which are their motivations and their sensitivity regarding brands. This action was structuralized in accordance with the objectives of this project and of the formulated hypotheses. To finish with, the collected data was analyzed, making the appropriate conclusions and future recommendations.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15039
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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