Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13276

Title: A avaliação educacional de alunos hospitalizados: uma análise da classe hospitalar no contexto do Hospital Ophir Loyola
Authors: Costa, Céli Denise Corrêa da
Advisors: Grácio, Maria Luísa Fonseca
Keywords: Classe hospitalar
Aprendizagem
Avaliação
Professores
Hospital class
Learning
Evaluation
Teachers
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Os alunos hospitalizados por períodos longos, não têm direito apenas à saúde, mas também à educação. Assim, educação e saúde devem articular-se de forma a responder às necessidades dos alunos-pacientes em contexto hospitalar. Esta investigação, de âmbito qualitativo, teve como objetivo conhecer o processo educacional e a avaliação educativa realizados em classe hospitalar do Hospital Ophir Loyola (HOL) em Belém. O estudo envolveu três professoras que desenvolvem o seu trabalho em classe hospitalar. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e tratados através de análise de conteúdo. Concluiu-se que na educação escolar realizada no HOL são desenvolvidas acções educativas adaptadas, de cariz interdisciplinar e realizadas actividades individuais e em grupo. As avaliações são sistematizadas, planejadas e devidamente adaptadas, adotando-se variados procedimentos e instrumentos que propiciam uma análise fundamentalmente qualitativa do percurso do adolescente, e seu grau de aproveitamento. Tais avaliações são sistematizadas e comunicadas através de pareceres e relatórios que são enviados à escolas de origem no final do tempo de internamento. Quanto às dificuldades na execução da intervenção educativa e das avaliações, foi apontado pelos docentes, o tempo de permanência, aspectos físicos e emocionais, carência de material didático e o tempo exíguo para o planejamento das atividades que definem o processo. Os resultados da pesquisa poderão servir para subsidiar discussões acerca das práticas educativas e avaliativas que contribuam para novas políticas públicas que beneficiem a educação em ambiente hospitalar; The Educational Evaluation of Students Hospitalized: An Analysis of Hospital Class in the Context of Hospital Ophir Loyola ABSTRACT: Students hospitalized for long periods, are not entitled only to health but also to education. Thus, education and health must be articulated in order to meet the needs of the hospital context in student-patients. This research, qualitative level, aimed to meet the educational process and the educational assessment conducted in hospitar class of Ophir Loyola Hospital (HOL) in Belem. The study involved three teachers who develop their work in hospital class. Data were collected through semi-structured interviews and addressed through content analysis. It was concluded that in school education held in HOL adapted educational activities are developed in an interdisciplinary nature and conducted individual and group activities. The evaluations are systematic, planned and properly adapted, adopting different procedures and tools to provide a fundamentally qualitative analysis teenager route, and their degree of utilization. Such evaluations are systematized and communicated through opinions and reports that are sent to the home schools at the end of the hospital stay. As for the difficulties in implementing the educational intervention and evaluation, was appointed by the teachers, length of time, physical and emotional aspects, lack of teaching materials and the extremely short time for planning activities that define the process. The survey results will be used to support discussions about educational and evaluation practices that contribute to new public policies that benefit education in hospitals.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13276
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS HOSPITALIZADOS UMA ANÁLISE DA CLASSE HOSPITALAR NO CONTEXTO DO HOSPITAL OPHIR LOYOLA.pdf946.22 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois