Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12832

Title: A COMPETIÇÃO PELA JURISDIÇÃO PROFISSIONAL: O CASO DOS MÉDICOS E FARMACÊUTICOS NA PRESCRIÇÃO POR DENOMINAÇÃO COMUM INTERNACIONAL (DCI)
Authors: Braga, Domingos
Silva, Carlos
Editors: APS, APS / Associação Portuguesa de Sociologia
Keywords: Sociologia das profissões
Jurisdição profissional
prescrição por denominação comum internacional
Issue Date: 2014
Publisher: APS / Associação Portuguesa de Sociologia
Citation: Braga, Domingos e Silva, Carlos (2014) A competição pela jurisdição profissional: O caso dos médicos e farmacêuticos na prescrição por denominação comum internacional (DCI), 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia,14 a 16 de Abril de 2014, Évora, pp13
Abstract: A análise das profissões e dos processos de profissionalização tem sido objeto de diferentes abordagens teóricas na área da Sociologia. Contudo, a questão da definição das áreas de jurisdição profissional constitui uma temática que têm interessado especialmente às teorias do poder profissional e à teoria sistémica de Andrew Abbott. Para as teorias centradas no poder profissional e autores como Eliot Freidson, uma profissão é um tipo de ocupação que se distingue das outras pelo poder profissional que resulta de três fatores fundamentais: o monopólio numa área do conhecimento especializado e institucionalizado; a autonomia técnica para decidir sobre o seu próprio trabalho e o credencialismo como via no acesso à profissão. A teoria sistémica de Abbott revela-se interessante para este trabalho por centrar boa parte da sua atenção nas “lutas jurisdicionais”, como formas a partir das quais as profissões fazem valer as suas competências e acesso a mercados protegidos. Este trabalho procura analisar a problemática atual da competição profissional entre médicos e farmacêuticos, a propósito da implementação da prescrição do medicamento por denominação comum internacional (DCI) ou por princípio ativo. Trata-se de um processo que tem levado a uma verdadeira luta jurisdicional, em que cada um dos dois grupos de profissionais em análise procura marcar a sua posição, recorrendo a formas diferenciadas de argumentação técnica e política.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12832
ISBN: 978-989-97981-2-0
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Competição pela jurisdição profissional_VIII_COM0686.pdf396.6 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois