Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11087

Title: Avaliação do(s) Impacto(s) do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no Alentejo
Authors: Nico, Lurdes Judite Dionísio Pratas
Advisors: Verdasca, José Lopes Cortes
Keywords: Aprendizagem ao longo da vida
Reconhecimento
Educação de adultos
Validação e certificação de adquiridos
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo avalia a forma como decorreu o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no Alentejo, no período 2001-2005 e de que firma é que a certificação firmai de cotnpetências ocorrida determinou os projectos de vida, pessoais e profissionais, dos adultos que a concluíram, com sucesso e organiza-se em oito capítulos. Sendo uma investigação de cariz descritivo e interpretativo, recorre a uma metodologia, simultaneamente, quantitativa e qualitativa. Verificou-se que os impactos do processo de RVCC verificam-se, maioritariamente, na dimensão pessoal, enquanto, na dimensão profissional, são residuais. São as mulheres quem mais protagonizou e valorizou o processo. Quinze por cento dos adultos inquiridos prosseguiu os estudos e a maioria pretende fazê-lo, a médio/longo prazo. No final do estudo, são apresentadas algumas sugestões e recomendações, assim como futuras linhas de trabalho. Salienta-se a necessidade de sensibilizar as empresas para a promoção e aproveitamento das qualificações dos seus colaboradores. ABSTRACT- The present study analyzes how the Competences Recognition, Validation and Certification process occurred in Alentejo, from 2001 to 2005 and on how did the formal certification of' competences determined the personal and professional life projects of the adults who have successfully completed !t and is organized in eight chapters. Being an investigation of descriptive and interpretive nature, it uses a methodology which is simultaneously quantitative and qualitative. It has been verified that the impacts of the CRVC process are mostly directed to the personal lives of those who completed it successfully while the impacts on their professional lives are only residual. The women are those who most value and star in the process. Fifteen percent of the surveyed adults continued their studies and most of them want to do it in the medium to long term. At the end of the study there are some suggestions and recommendations, as well as guidelines for future works. The need to encourage companies to promote and make use of the skills of their employees is emphasized.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11087
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Lurdes Judite Dionísio Pratas Nico - 174 601.pdf43.95 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois