Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10617

Title: Iniciativa Escola, Professores e Computadores Portáteis
Authors: Ramos, José
Espadeiro, Rui Gonçalo
Carvalho |, José Luis
Gancho do Maio, Vicência
Matos, Jorge Manuel
Editors: DGIDC, Ministério da Educação
Keywords: avaliação de impacto
computadores portáteis
Issue Date: 2009
Publisher: Editorial do Ministério da Educação
Citation: Ramos, J.L.P.Iniciativa Escola, Professores e Computadores Portáteis, ed. 1ª, ISBN: 978-972-742-326-2. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação, 2009. 167 páginas.
Abstract: O estudo diz respeito à avaliação da Iniciativa “Escola, Professores e Computadores Portáteis” lançada em Setembro de 2006 pela Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, através da Unidade de Missão Computadores, Redes e Internet nas Escolas, com uma duração prevista de 3 anos. A Iniciativa permitiu o apetrechamento das escolas do 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário no território continental português com computadores portáteis num total de 27.711 computadores portáteis. O apetrechamento consistiu no fornecimento de 24 computadores portáteis por escola, em média, sendo 10 para utilização individual e profissional por professores e de 14 computadores portáteis para utilização por professores com os seus alunos, em ambiente de sala de aula e em actividades de apoio a alunos em situações curriculares e extra-curriculares, acrescidos de um projector de vídeo e de um ponto de acesso sem fios, por escola, de acordo com o respectivo Edital. O acesso à Iniciativa foi feito através de um concurso de projectos cujo resultado contemplou 1164 escolas públicas, representando 95% do total das escolas do continente .As actividades das escolas no âmbito da Iniciativa tiveram início no ano lectivo de 2006/2007 envolvendo 1164 das 1212 escolas do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Para este ano lectivo, a estimativa total de professores em serviço naquelas escolas foi de 102.167 e a frequência de 803.905 alunos destes estabelecimentos de ensino. A partir dos indicadores “uso dos portáteis na escola” incluído nos questionários administrados estimamos que os portáteis tenham sido usados por 40.591 professores em actividades educativas com alunos. Cada computador foi usado em média por 3,5 professores. A estimativa obtida para os alunos foi de 334.086 que usaram os computadores portáteis. Cada computador foi usado em média por 20,5 alunos. A perspectiva de avaliação assumida assenta no princípio de que os resultados alcançados podem ser úteis para as diferentes audiências envolvidas na iniciativa: professores, escolas e decisores políticos. Os resultados do estudo de avaliação da Iniciativa “Escola, Professores e Computadores Portáteis” podem ter implicações ao nível da escola, do currículo e da aprendizagem, pelo que será de todo o interesse indicar algumas sugestões e recomendações.
URI: http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1277481626_Estudo_Portateis_Junho2010.pdf
http://hdl.handle.net/10174/10617
ISBN: 978-972-742-326-2
Type: book
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Livros

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